Tenente Coronel Sidney completa 2 anos no comando do 3º BPM

Batalhão do Agreste - Tenente Coronel Sidney Barbosa completa 02 anos no comando do 3º BPM

69

O 3º Batalhão de Polícia Militar tem área de atuação em 14 cidades do interior sergipano, dentre elas Areia Branca, Campo do Brito, Macambira, São Domingos, Frei Paulo, Carira, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Moita Bonita, Malhador e Itabaiana, em que os policiais militares atuam no policiamento ostensivo, garantindo a segurança da população.

No final do mês de novembro de 2016, chegava ao Comando do Batalhão o então Major Sidney Barbosa. Após sua chegada, a região do Agreste Sergipano e, em especial, a cidade de Itabaiana vem experimentando uma importante redução nos índices de criminalidade, sobretudo nos índices de crimes contra o patrimônio (roubos, furtos, etc) e nos índices de crimes violentos contra a vida (homicídios, tentativa de homicídios, etc).

Nesses dois anos foram realizadas aproximadamente 130 mil abordagens policiais, que produziram os resultados operacionais abaixo:

• Apreensão de 172 (cento e setenta e duas) armas de fogo;
• Recuperação de 837 (oitocentos e trinta e sete) veículos com restrição de roubo/furto;
Prisão de 1.054 (mil e cinquenta e quatro) infratores em flagrante delito;
• Confecção de 3.408 (três mil, quatrocentos e oito) Relatórios de Ocorrência Policial – ROP;
• Apreensão de 145 (cento e quarenta e cinco) Kg de entorpecentes nas operações policiais realizadas.

Conforme análise do número de homicídios registrados, nas cidades que compõem área de atuação do 3º Batalhão de Polícia Militar, verifica-se uma expressiva redução de 31,57% em comparação até esse mesmo período (janeiro – novembro) no ano de 2017.

A seguir, estão descritos os resultados obtidos por companhia e cidades que foram destaque na redução do número de homicídios.

• 1ª Cia, redução de 26,09% – e destaque para a cidade de Campo do Brito, com 57,14% de redução;
• 2ª Cia, redução de 46,15% – destaque para as cidades de Carira e Frei Paulo, com redução de 57,14% e 60%, respectivamente;
• 3ª Cia, redução de 58,88% – destaque para as cidades de Ribeirópolis e Moita Bonita, com redução de 71,43% e 25%, respectivamente.
• 4ª Cia, em Itabaiana, com redução de 19,23% em relação ao mesmo período de 2017.

É importante destacar que a redução obtida no ano de 2018 quando se compara com o ano de 2017, representa a continuação de um trabalho que já conseguiu uma redução em 2017 no comparativo com 2016, sendo em Itabaiana uma redução de 14%.

Também se destaca de forma muito positiva e satisfatória para a população do Agreste e, em especial, de Itabaiana, a redução significativa dos índices de roubos e furtos na região, mostrando que estamos no caminho certo da redução da criminalidade e no resgate da tranquilidade da população.

Nesse período merecem destaques algumas ações que ficam marcadas:
– Reativação do Posto Policial do Povoado Cajaiba;
– Fortalecimento, estruturação e sedimentação do GETAM/3º BPM;
– Criação do Projeto Agrevida – tendo como responsável e executor o Ten Alexandre Soares;
– Criação do Projeto “Treinando e Formando Cidadãos”, com policiais militares e voluntários no GETAM/3ºBPM;
Essas entre diversas ações desencadeadas permitiram uma redução de criminalidade e um aumento significativo da atividade operacional da Corporação.

Na avaliação do Tenente Coronel Sidney Barbosa, “o sucesso da estratégia e a redução dos índices de criminalidade são resultado do compromisso individual e do esforço coletivo de todos os integrantes do 3º BPM”. Para ele “não existe na Polícia Militar uma atividade que não necessite de trabalho em equipe, assim o resultado deve ser compartilhado com todos”.

Como últimas palavras, o Ten Cel Sidney afirma: “a sociedade sergipana, em particular a do Agreste Sergipano podem esperar de nós o mesmo compromisso e determinação para continuarmos desempenhando o nosso trabalho”.

3º BATALHÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui